Contratar um novo funcionário para sua empresa é sempre um desafio. Como empresário, você sabe que leva tempo até que o novo colaborador demonstre habilidade e eficiência. Por isso, é essencial realizar um processo seletivo cuidadoso, evitando cometer erros que possam impactar negativamente sua empresa.
Aqui estão os 7 erros mais comuns na contratação de um novo funcionário e como evitá-los:
1. Contratar com pressa
Mesmo que haja urgência em preencher a vaga, evite tomar decisões precipitadas. Realize um processo seletivo adequado, analisando a trajetória profissional de cada candidato, aplicando testes e conduzindo entrevistas detalhadas antes de tomar uma decisão.
2. Não obter informações sobre o candidato
Mesmo que o candidato tenha sido indicado por outro funcionário ou conhecido, busque obter informações sobre sua vida profissional. Na empresa o funcionário lidará com rotinas, documentos e informações da empresa, em alguns casos até o dinheiro, portanto é importante conhecer sua experiência anterior e seu comprometimento com os empregos anteriores.
3. Contratar baseado apenas na aparência
Embora a simpatia, a clareza na comunicação e a paciência sejam importantes para um colaborador principalmente quando lida presencialmente com clientes, não se restrinja apenas a isso. Analise as habilidades, competências, traços de personalidade e capacidade de relacionamento interpessoal do candidato.
4. Contratar alguém apenas por necessidade de emprego
É fundamental contratar um funcionário competente, capaz de resolver os desafios da falta de pessoal. Evite contratar alguém apenas por indicação ou por necessidade de emprego. Aqueles que buscam apenas por uma oportunidade de trabalho não necessariamente possuem paixão pela função.
5. Não analisar o currículo do candidato
Verificar o currículo do candidato, o tempo de trabalho em empregos anteriores e os motivos das demissões são aspectos essenciais para tomar a decisão correta. Busque alguém confiável, que não precise de supervisão constante. Quanto mais confiável o candidato, maiores as chances de contratar um bom funcionário.
6. Falhar em fornecer treinamento adequado
Mesmo que o trabalho em sua empresa seja relativamente simples, mesmo que a pessoa seja experiente, é essencial oferecer treinamento adequado ao novo funcionário e dar-lhe tempo para se adaptar. Caso você não possa realizar o treinamento pessoalmente, designe alguém com paciência para orientar o novo colaborador e evitar erros durante suas atividades.
7. Depender apenas de anúncios
O trabalho em uma empresa exige, acima de tudo, uma pessoa de confiança. Portanto, não confie apenas em anúncios de jornais, nada de uma única fonte para agendamento de entrevistas. Nos dias atuais, pode ser um trunfo considerar para o processo seletivo também indicações de outros empresários ou funcionários, pois você precisa de um novo colaborador que se enquadre nos padrões exigidos para um excelente atendimento e confiança máxima.
Conclusão
Como empresário, você carrega uma grande responsabilidade. Ao escolher um novo funcionário, mesmo que leve tempo para decidir entre os candidatos, não se apresse. Você precisa de alguém que goste das atividades, seja alegre, dedicado ao atendimento e que agregue valor à sua empresa. Escolha com cuidado e atenção para obter sucesso em sua equipe.
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Eduarda Bispo
Especialista em Pessoas e Organizações
Microfranquia Empregga: Goiânia-GO
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